Descubra se investir em iluminação na piscina é uma boa ideia
Descubra se investir em iluminação na piscina é uma boa ideia

Se você está prestes a entregar um projeto de área de lazer, mas tem dúvida sobre indicar ou não a colocação de iluminação na piscina, chegou ao lugar certo. Sabemos que a beleza das luzes na água é indiscutível e enriquece qualquer projeto, mas será que é viável em qualquer concepção? Neste artigo iremos apontar as principais questões a serem levantadas, antes de instalar a iluminação.

>> Para começar listamos os dois modelos de iluminação disponíveis no mercado de piscinas:

LÂMPADAS DE LED

O led é uma das opções mais econômicas quando se fala em iluminação, e essa regra também é válida quando o assunto é piscina. No quesito segurança o led é muito seguro; como trabalha com tensão extremamente baixa, o risco de haver um curto-circuito é quase nulo. Outra vantagem é a diversidade de tipos de led. Você encontra no mercado nas variações branca, azul e colorida, com leds de sinalização e de potência.

ILUMINAÇÃO COM FIBRA ÓTICA

Também muito utilizada, a fibra ótica pode ser instalada de duas formas.  É possível escolher a iluminação subaquática por pontos específicos, fachos de luz e também a perimetral, que é a luz que se estende pela borda da piscina. Um ponto positivo da fibra ótica é que ela proporciona mudanças de cor, tornando a iluminação mais versátil.

>> Agora que você já sabe as peculiaridades de cada tipo de iluminação é hora de falar sobre outros pontos importantes.

VIABILIDADE DA ILUMINAÇÃO

Um dos passos mais importantes é checar se o local de implantação da piscina possui rede elétrica. Esteja em contato com o engenheiro elétrico e, juntos, estudem a viabilidade da colocação das luzes. Seja dentro ou fora na piscina.

Instalei a piscina e esqueci a iluminação, tem jeito? Tem sim! Mas se a piscina já está instalada, o projeto não contemplava iluminação e o seu cliente decidiu incluir, redobre a atenção. Isso porque nem todas as opções de iluminação poderão ser viáveis. Por isso, a dica é: encontre um profissional experiente, apresente as ideias do seu projeto, analise e escolha a opção mais segura.

IMPLANTAÇÃO

Feito o estudo de viabilidade, é à hora de instalar as luzes. Escolha profissional capacitados para a função. Pelo fato de estar dentro da água a voltagem da instalação precisa ser de 12V, evitando risco de acidente ou fuga de corrente.
Instalando as luzes

Imagine quais os pontos devem ter mais ou menos luminosidade. Faça o exercício de imaginar onde ficarão as mesas, cadeiras e outros itens que complementarão a sua área de lazer. É importante pensar que as luzes devem causar uma sensação agradável tanto para quem está dentro da água quanto para quem está curtindo do lado de fora.

Invista em revestimentos claros

Mais do que escolher os pontos da luz é importante avaliar o efeito da iluminação nos revestimentos. Por isso, opte por tons claros para ter um efeito de propagação ampliado.

Na Sol&Ar você encontra todos os itens para o seu projeto e conta ainda com a ajuda de profissionais capacitados. Confira nossos endereços clicando aqui.  [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Fechar Menu